De onde vem o plástico?

De onde vem o plástico?
O plástico vem do petróleo. É a partir do petróleo que se faz o plástico que está nas emabalagens, potes, escovas de dente, brinquedos, sacolas e todas as outras coisas de que você gosta.O petróleo é um óleo mineral bem escuro que é extraído das profundezas do subsolo. Para retirá-lo é feita uma perfuração profunda em terra firme ou no mar. Depois de retirado do fundo da terra ou do mar, o petróleo é levado para uma refinaria. Lá ele é separado em diferentes substâncias. Cada uma delas serve para fazer um roduto diferente que a gente chama de derivado. Um desses derivados é a nafta.
A nafta é a matéria prima para a indústria de plástico. Se a gente pudesse olhar o plástico lá dentro veria que ele é composto de várias partes minúsculas que a gente chama de moléculas. As moléculas da nafta ficam uma do ladinho da outra, como um cordão.
A palavra plástico veio do grego - plastikos  - que significa "feito para moldagem".  O plástico é um material fácil de moldar. Ele é flexível, tem plasticidade. Dá para fazer de tudo com ele. Existem muitos tipos de plástico. Os mais duros, utilizados para fazer telefones.
Os mais pastosos que são facilmente moldados para fazer CDs, eletrodomésticos e brinquedos. E os mais elásticos que são utilizados nas mangueiras. Para o plástico desaparecer do meio ambiente leva quase 400 anos, por isso é muito importante a coleta de lixo seletiva. Através deste tipo de coleta, o lixo é separado em latas diferentes.
A lata azul, para o papel. A lata amarela, para o metal. A verde para o vidro. E a vermelha para o plástico. Assim o plástico pode ser reciclado para serem utilizados novamente na produção de novos produtos. Hoje existem muitas usinas de reciclagem que a partir do plástico jogado no lixo fazem um novo plástico que é vendido para as indústrias. Assim o plástico pode ser reaproveitado. (Texto do vídeo de domínio público - De onde vem o plástico?)
Animação apresentada por Kika, uma criança muito curiosa, que procura entender a origem das coisas, de forma acessível e bem-humorada.