Ler é um grande prazer

Diariamente recebemos informações de todos os lado, pelo rádio, televisão, jornal, cinema, internet... Nas conversas com os amigos e vizinhos também se troca muita informação.
E em meio a várias formas de comunicação ás vezes esquecemos do livro. Quietinho num canto da estante, um romance, um conto, uma novela, parece não atrair a nossa atenção. Mas quando se abrem para o leitor são capazes de seduzir, de mexer com a imaginação, de levar o pensamento para cantos jamais visitados.
Ler é um grande prazer tanto para o professor quanto para os alunos.
Um dos objetivos da escola é desenvolver no aluno o gosto pela leitura  e um dos caminhos para acançar este objetivo é você professor, também tomar gosto pela leitura. Comece aos pouquinhos lendo um romance ou um livro de contos por mês. Depois vai aumentando a quantidade de leitura. Tudo é uma questão de hábito.
Convide seus colegas alfabetizadores  a fazerem o mesmo.  Uma boa ideia é criar uma roda de leitura entre os professores. Cada um escolhe um livro e depois conta ao grupo o que leu. Ao compartilhar a leitura é possível debater gêneros literários, o enredo, os personagens, o tempo e o espaço da história. Este tipo de encontro anima o grupo a continuar lendo sempre e cada vez mais.
Com o tempo você irá descobrir que os livros são uma fonte rica de conhecimento, de experiências, uma forma de ver o mundo, de pensar sobre a vida.
A leitura aumenta também o seu senso crítico, refletindo na melhoria e na qualidade de seu trabalho em sala de aula. (Texto extraído do áudio de Domínio Público - Série do Radialista - Programa - 16 - Ler é um grande prazer)
O áudio encontra-se disponível para download no site Domínio Público. O endereço é http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20611