Os quasares

Os quasares são objetos quase estelares, que são os corpos mais luminosos e mais distantes do universo. A luz dos quasares leva muito tempo(e põe tempo nisso) para chegar até até o nosso planeta. Portanto estudar os quasares é como olhar para o começo do universo.
O universo tem uma idade de 20 bilhões de anos e temos alguns quasares que nós observamos hoje que estão distantes 16 bilhões de anos luz. Ou seja a luz demorou 16 bilhões de anos para chegar até nós. Portanto quando esses quasares emitiram essa luz o universo era muito jovem, tinha apenas 4 bilhões de anos. São testemunhos dos estágios iniciais de evolução do universo.
Dentro da teoria de que os quasares são buracos negros localizados no centro de galáxias, nós sabemos que a nossa galáxia tem um objeto massivo no seu núcleo e que esse objeto produz atividades explosivas periódicas. Inclusive a massa desse objeto já foi medido e tem cerca de um milhão de vezes a massa do Sol. Dentro da teoria atual da Astrofísica, esse objeto, a nossa galáxia,  pode ter sido um quasar pouco luminoso. Uma espécie de mini-quasar no passado. Mini-quasares são muito comuns. Muitas galáxias tem mini quasares no seu centro. Também existem micro-quasares que estão presentes em pelo menos 50% de todas as galáxias, sempre localizados no seu núcleo. A teoria mais plausível é que eles estejam associados a buracos negros com 100 mil a 1 milhão de vezes a massa do Sol. (Texto do áudio de Domínio Público - Os quasares), as falas são de João Evangelista Steiner, do INPE.