Português - Funções da linguagem

A linguagem se faz totalmente presente em nossas vidas e tem funções diversas no processo de comunicação. As sociedades estão intimamente atreladas à linguagem.
As funções de linguagem são:
Emotiva ou expressiva – quando o emissor quer transmitir opiniões pessoais, sentimentos. Ela é parcial e geralmente é expressa em 1ª pessoa;
Referencial – Quando a mensagem é direta, sem abertura para interpretações pessoais, dizemos que ela tema função referencial.
Conativa ou apelativa – Ocorre quando o emissor deseja convencer e influenciar o receptor usando por exemplo verbos no imperativo. A publicidade se serve muito disso.
Metalinguística – Quando o emissor deseja falar de seu processo de criação, se referir à própria produção de textos ou poemas, realiza a função metalinguística.
Fática – Serve para testar a comunicação e mantê-la ativa. Como se fosse para verificar se a comunicação está funcionando.
Poética – Possibilita ao emissor expressar ideias, sentimentos, usando não apenas o significado das palavras, mas também suas formas, sua sonoridade, seu ritmo. (Texto adaptado do vídeo). 
Veja explicação e exemplos no vídeo.
Drops de Português - Funções da linguagem