Histórias do Brasil - Antes do Brasil -- Cabo Frio, 1530

Mostra a necessidade e a fragilidade das relações humanas na nova terra. Acreditando tratar-se de um francês, um grupo de índios Tupinambás captura o alemão Franz Hassen. E como os franceses são considerados inimigos da tribo Tupinambá, o alemão pode ser devorado pelos índios. A única saída para Franz é convencer Pero Dias, um português ganancioso que vive entre os índios, a desfazer a confusão. A disputa por riquezas naturais e pela honra permeia a história de um povo feito de pessoas muito diferentes e isso é visível neste primeiro capítulo da série Histórias do Brasil.
A série a Histórias do Brasil,  mostra em formato de documentário o Brasil, a partir de histórias intercaladas com depoimentos e resgate de documentos. Várias  versões de diferentes processos pelos quais o país passou vai sendo contado, iniciando em 1530 até a criação de Brasília.
A série é uma realização da TV Brasil com o Grupo Conspiração, mas conta com a parceria de vários órgãos e instituições de pesquisa e educação.
A série pode ser considerado um importante instrumento acadêmico para que professores, principalmente de história, levem para sala de aula ferramentas diferenciadas que aprofundam temas discutidos na disciplina de uma forma mais fácil e ilustrada.