Histórias do Brasil - O Brasil Holandês - Guerra pelo Açúcar

O português João de Azevedo está apreensivo. Acender um cachimbo é uma tarefa difícil para suas mãos trêmulas. Ele está no meio da mata em Pernambuco, às margens de um rio. Atrás dele está uma charrete com trinta caixas de madeira. Três africanos, de braços cruzados, aguardam instruções. Ao lado de Azevedo está Simão Nunes, judeu holandês, agiota.
Muito mais calmo, Nunes tenta tranqüilizar Azevedo, dizendo que o holandês Balthasar Van Beck chegará a qualquer momento. Azevedo não gosta da espera. Principalmente com as explosões e tiros que ouve ao longe. São as tropas portuguesas da restauração combatendo tropas holandesas. Além do sentimento de culpa por estar mais uma vez traindo seus compatriotas, Azevedo teme por sua vida caso seja flagrado negociando com os inimigos. Irônico, Nunes diz que Azevedo deveria ter pensado nisso quando, já em 1630, preferiu lucrar com a Companhia das Índias Ocidentais a lutar ao lado dos lusos brasileiros.

A série  Histórias do Brasil,  mostra em formato de documentário o Brasil, a partir de histórias intercaladas com depoimentos e resgate de documentos. Várias  versões de diferentes processos pelos quais o país passou vai sendo contado, iniciando em 1530 até a criação de Brasília.
A série é uma realização da TV Brasil com o Grupo Conspiração, mas conta com a parceria de vários órgãos e instituições de pesquisa e educação.
A série pode ser considerado um importante instrumento acadêmico para que professores, principalmente de história, levem para sala de aula ferramentas diferenciadas que aprofundam temas discutidos na disciplina de uma forma mais fácil e ilustrada.