Loja do IBGE oferece download grátis do livro Meu 1º Atlas

Loja do IBGE oferece download grátis do livro Meu 1º Atlas - encartado com mapa Brasil e Unidades da Federação

Meu 1º Atlas - encartado com mapa Brasil e Unidades da Federação - 4ª edição - Era uma vez um mapa. Ele é pequeno. Mas também pode ser grande. Tem linhas mais tortas do que retas que fazem seu contorno. No meio, mais linhas e também pontos que marcam onde ficam as estradas, ferrovias, rios, animais em extinção, cidades, estados e até o país. Isso mesmo. Um mapa pode representar tudo isso e muito mais. Com ele, podemos descobrir um mundo fascinante de informações. Que tal começar agora? Embarque no Meu primeiro Atlas com a Júlia e o Bebeto e veja que construir um mapa pode ser simples e divertido.
Meu 1º Atlas
O livro está disponível para download gratuito na Loja do IBGE
Este Atlas é dirigido principalmente às crianças em idade escolar, cursando as séries iniciais do Ensino Fundamental. Sua leitura e compreensão são perfeitamente acessíveis a crianças a partir dos 7 anos, mas seu uso será otimizado quando orientado por um educador.
Neste Atlas, a estratégia escolhida para o desenvolvimento destas habilidades foi o trabalho com mapas mentais, que se constitui num recurso de registro dos espaços vividos, através da memória.
Com esse trabalho, ampliam-se as possibilidades de aproximação com a realidade do aluno, realidade esta que deve ser, segundo vários autores, o vetor do trabalho desenvolvido pela Geografia e História nas séries iniciais.
Na primeira parte, Construindo e Conhecendo os Mapas, são apresentados os principais elementos dos mapas – título, convenções, coordenadas geográficas e escala, além das principais características dos mapas e do Atlas e as orientações quanto à consulta de informações no Atlas.
Na segunda parte, apresentamos vários mapas com ênfase na representação do Brasil, limites políticos, características físicas e mapas temáticos, abordando população e meio ambiente. Ao final, encontra-se o índice geográfico, indispensável ao uso adequado do Atlas.
A criança dispõe ainda, de um mapa do seu estado, encartado na publicação, apresentando as divisões municipais e suas sedes, e um mapa do Brasil, em papel transparente, a ser usado nos mapas temáticos sobre meio ambiente. Este último tem o objetivo de mostrar à criança a continuidade espacial dos recursos naturais, isto é, não é delimitado por divisões políticas e o seu “pensar” deve ser de forma integrada.
Com certeza este é apenas um primeiro, mas importante passo de uma longa caminhada.

*Com informações da Loja do IBGE e do livro Meu 1º Atlas.
Observação: o download do livro é lento