Teixeiras, Minas Gerais - MG

Teixeiras é um município brasileiro do estado de Minas Gerais - MG. Teixeiras apresenta características bem peculiares em sua paisagem, contemplando resquícios dos tempos áureos do café, bem como fixos notadamente modernos. É uma localidade dotada de uma aparente tranquilidade percebida em suas ruas apertadas e pouco movimentadas, em suas praças e em seu povo hospitaleiro”*.
Vista Aérea Panorâmica do centro .da cidade No meio aparece a Praça Arthur Bernardes,
e ao fundo a Igreja Matriz de Santo Antônio. Fonte: Prefeitura Municipal de Teixeiras. 2010.

História de Teixeiras


Os primeiros habitantes da região foram elementos liderados por Antônio Serafim Teixeira, que se instalou na região para exploração das atividades agrícolas. O profundo sentimento religioso dos primeiros desbravadores de nossos sertões muito contribuíram para a fixação ou aparecimento do primeiros núcleos populacionais no interior do Brasil, pois esta formação de povoados se dava, geralmente, em torno de uma ermida ou capela religiosa. 

O Sr. Antônio Serafim Teixeira fez erigir uma capela em homenagem ao santo de sua devoção, Santo Antônio, e em torno desta capela nasceu e se consolidou o povoado. o topônimo teve a sua origem, primeiramente, pela devoção religiosa e também homenageando a família de seu fundador, pois chamou-se, originalmente, povoado de santo Antônio de Teixeiras, e, finalmente, quando de sua emancipação político-administrativa, chamar-se simplesmente Teixeiras, embora tenha em santo Antônio, o padroeiro do município. o povoado começou a aparecer por volta de 1850. 

O distrito foi criado em 1883, ainda com o nome de Santo Antônio dos Teixeiras, pertencendo ao município de Viçosa. a criação do município com o nome de Teixeiras, se deu por força do decreto-lei nº 148 de 17 de dezembro de 1938. O novo município passou a se constituir de dois distritos, Teixeiras (sede) e do distrito de pedra do anta, ambos desmembrados do município de Viçosa. O distrito de Pedra do Anta se emancipou em 1962, constituindo município independente, ficando Teixeiras constituído de um único distrito ( o da sede), como está até hoje. O município é sede de comarca que jurisdiciona os municípios de Teixeiras e Pedra do Anta.

Geografia de Teixeiras


Limita-se com os municípios de Amparo da Serra e Pedra do Anta a nordeste, Ponte Nova ao norte , Guaraciaba a noroeste, Viçosa ao Sul, e São Miguel do Anta, a Sudeste. localiza-se entre as coordenadas geográficas de 20º39’07 de latitude sul e a 42º51’23” de longitude oeste do meridiano de Greenwich.

Mapa do município de Teixeiras, Minas Gerais. Fonte: SIDRA - IBGE.

Clima


O clima da cidade é caracterizado por verões quentes e úmidos. A temperatura média anual é de 19,4°C. A média mínima anual é inferior a 15°C e a superior alcança os 26, 4°C. Em geral, o clima teixeirense é agradável e amenizado pelo relevo.

Relevo


O relevo é predominantemente ondulado, intercalado por áreas montanhosas em todas as direções. As partes mais planas correspondem ás várzeas e baixas vertentes do Ribeirão Teixeiras e seus afluentes e é onde expande a malha urbana do município. A geologia apresenta embasamento de rochas cristalinas, principalmente granitos e gnaisses.

Vegetação


A região de Teixeiras foi ocupada no passado pela Floresta Tropical Atlântica Subperinifólia Os constantes desmatamentos, para a utilização da terra para a agricultura, acabaram por reduzir a mata original a pequenos vestígios, muito degradados, sob a forma de matas secundárias, capões e capoeiras, em reservas esparsas.
.

Hidrografia


A rede de drenagem é relativamente densa. O Ribeirão Teixeiras atravessa o município no sentido aproximado SE-SW, seguindo em direção ao município de Guaraciaba onde conflui com o Rio Piranga (Bacia do Rio Doce). Dentre seus afluentes citam-se os córregos Cantagalo, Bom Jardim, da Barrinha, Estiva, dos Costas, São João, Patrimônio, Santo André, Bom Sucesso e Boa Esperança. No sudoeste correm os córregos Palmeira e do Arruda, que seguem para o município de Viçosa, onde confluem com o Rio Turvo Sujo.

Economia


Atualmente, o município de Teixeiras possui uma produção agrícola voltada para a produção de café, milho, feijão, banana, entre outros. A atividade pecuária é marcada pelos rebanhos bovino, suíno, equino e pelas granjas para a produção de frangos de corte. Conta ainda com uma fábrica de queijo, de macarrão, de farinha de milho e outros produtos além de algumas confecções.

Referências

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Teixeiras.
IGA. Instituto de Geociências Aplicadas. Município de Teixeiras. Belo Horizonte: IGA, 1982. um mapa, color. Escala 1: 50.000.
*ROCHA, Carla de Souza; SOARES, Edson Soares. Reconstruindo a Geohistória do município de Teixeiras. Disponível em: http://www.agb.org.br/evento/download.php?idTrabalho=1005 Acesso em: 26 de ago. De 2010.