domingo, 10 de maio de 2020

Questão - FUVEST 2006 - Uma colônia de bactérias em que todos os indivíduos se originaram de uma única célula era incapaz de metabolizar lactose

Questão - FUVEST 2006 - 2ª fase - Uma colônia de bactérias em que todos os indivíduos se originaram de uma única célula era incapaz de metabolizar lactose. Durante várias gerações, essas bactérias foram cultivadas em meio que continha glicose e lactose. Dessa cultura, foram retiradas duas amostras com quantidades iguais de células, que foram transferidas para novos meios de cultura: o meio A continha apenas glicose e o meio B apenas lactose, como únicas fontes de carbono. O gráfico abaixo mostra as curvas de crescimento bacteriano nas culturas A e B. 
a) Como surgiram as bactérias capazes de sobreviver na cultura B? 
b) Dê a razão para a diferença entre as curvas A e B no intervalo X.

Resposta:
a) A célula inicial era incapaz de metabolizar lactose, portanto, inicialmente todas as células geradas metabolizavam apenas glicose. As bactérias capazes de metabolizar a lactose, na cultura B, surgiram por mutações. 
b) No intervalo x, ainda não havia bactérias capazes de metabolizar a lactose, daí a diminuição de células viáveis. Após o intervalo x, as células mutantes passam a utilizar a lactose em seu metabolismo.